top of page

Como agir quando um dos herdeiros não quer vender sua parte num imóvel que não pode ser desmembrado?

  • Foto do escritor: Danielle  Cazmierczak
    Danielle Cazmierczak
  • 21 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Você encontrou um terreno (ou uma casa antiga) muito bem localizado, perfeito para colocar em prática um projeto construtivo que vai render um bom lucro com a venda das unidades.


Só tem um problema: não tem como dividir o imóvel e um dos herdeiros simplesmente se nega a vender sua parte.


Calma. Seu caso tem solução e eu vou te dar o caminho.



Um imóvel pode ser dividido de forma amigável ou judicial apenas se ele for divisível. Ou seja, se a lei ou as características do imóvel permitirem a divisão dele: se ele tiver a área mínima exigida e se conservadas suas características e finalidade após a divisão.


Um terreno urbano deve ter no mínimo 125m² e pelo menos 5m de frente (testada), salvo algumas exceções. Um terreno rural deve ter no mínimo 2ha - essa área pode ser maior em outros lugares, cada município tem sua regulamentação.


Por exemplo, se você está interessado em um terreno que tem 200m² e pertence a duas pessoas, você não poderá adquirir metade da área, pois cada terreno ficaria com 100m², menor que o mínimo legal. Nesse caso você teria que comprar as partes dos dois proprietários.


O proprietário que tem interesse de vender a sua parte do imóvel tem a obrigação de oferecê-la primeiro ao coproprietário. Caso o coproprietário não compre a parte do imóvel, mas também não assine a venda, ela poderá ser feita judicialmente.


Neste caso, o juiz dará para as partes a possibilidade de um comprar a parte do outro, não sendo possível, o juiz mandará o imóvel inteiro a leilão e o saldo arrecadado será partido entre os condôminos de acordo com suas proporções.


Se você está enfrentando um problema relacionado à compra de um imóvel, não hesite em procurar um advogado especializado para auxiliá-lo. Esse profissional pode fazer toda a diferença na hora de garantir seus direitos e evitar prejuízos financeiros e emocionais. Entre em contato e agende uma consulta. Estou pronta para ajudá-lo.





Comentarios


bottom of page